Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • Nelo José da Silva - PSDB
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017 A 2020
    Presidente Atual
    Nelo José da Silva

Vereador

Ailson Antonio de Freitas Silva - PDT
Dados do Vereador(a)
Nome Ailson Antonio de Freitas Silva
Partido PDT
Votos Não disponível
Aniversário 09-05
Cargos
  • MESA DIRETORA
    • Mesa Diretora
    • Cargo - 2o SECRETÁRIO
  • COMISSÃO PERMANENTE DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
    • MEMBRO
  • COMISSÃO PERMANENTE DE FINANÇAS E ORÇAMENTO
    • PRESIDENTE
  • EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL
    • MEMBRO
  • FINANÇAS E ORÇAMENTO
    • PRESIDENTE
Contato:
Email:
Telefone do Gabinete:
Clique aqui para entrar em contato.

Proposições

Imprimir relatório

Moções

Moção Nº 0019-2018


Data Inicial:

13/07/2018

Situação

APROVADO

Autor:

Ailson Antonio de Freitas Silva, Paulo Henrique Cançado Soares

Arquivo:


Ementa:

O Vereador que ao final subscreve requer à Mesa, depois de ouvido o Plenário, na forma regimental, seja enviado expediente à família do Sr. JEORGE DIAS ALVES, em nome de sua esposa Cristina Castro Viega, dando-lhe conhecimento da presente MOÇÃO DE PESAR em razão de seu falecimento, ocorrido em 09 de junho de 2018. Esse vereador, bem como os demais vereadores desta Casa de Leis, tem o grande pesar de presenciar a perda de uma pessoa tão maravilhosa, como nosso querido amigo Jeorge Dias Alves. Filho de Ademar Gonzaga Alves (in memoriam) e Olimpia Marcilina Dias Alves, nasceu em Paranaíba em 02.02.1976, deixa esposa e 2 filhos, Isadora Dias de Castro e Pedro Gabriel Dias de Castro. Jeorge Trabalhou na Construtora, Banco Real, Caixa Econômica, Frigorífico Margem e atualmente no Escritório Visão do Zebra. Pessoa bastante conhecida por sua conduta de dedicação à família e a comunidade. Sua ausência deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos, nos deixando como exemplo seu modelo de vida enquanto cidadão de bem, homem de fé e alicerce da família. Sua morte, tão repentina, enluta não somente seus familiares e amigos, mas toda a sociedade que lamenta a perda de um cidadão exemplar na honestidade, no caráter e na honra. Aos seus familiares, principalmente a sua esposa e filhos, nossas sinceras condolências reiterando que esta Câmara não poderia deixar de se associar ao seu pesar. Manifestamos nosso profundo respeito e rogamos a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor de Deus sobre todas as coisas para que o Senhor Jeorge Dias Alves descanse em paz.

Moção Nº 0016-2018


Data Inicial:

18/06/2018

Situação

APROVADO

Autor:

Ailson Antonio de Freitas Silva

Arquivo:


Ementa:

O Vereador que ao final subscreve requer à Mesa, depois de ouvido o Plenário, na forma regimental, seja enviado expediente à família do Sr. JORGE SALES GOMES, em nome de sua mãe Floripes Gomes da Silva (Dona Goti), dando-lhe conhecimento da presente MOÇÃO DE PESAR em razão de seu falecimento, ocorrido em 04 de junho de 2018. Esse vereador, bem como os demais vereadores desta Casa de Leis, tem o grande pesar de presenciar a perda de uma pessoa tão maravilhosa, como nosso querido amigo Jorge Sales, conhecido por todos como Jorge Barraca. Jorge nasceu em Paranaíba, em 30/08/1958, tendo morado nesta cidade por toda a sua vida. Era um apaixonado por Paranaíba. Filho de Antonio Sales de Oliveira e Floripes Gomes da Silva, aprendendo com o seu pai a trabalhar desde muito cedo. Foram morar na Caixa D'Água, há mais de 26 anos, quando o então Prefeito Moacir Queiroz cedeu o local para sua família. Sua mãe e irmã moram no local até hoje. Trabalhou no Banco Real, mas era vendedor por vocação, tendo trabalhado por 2 anos na Valcar Veículos e, por quase 20 anos, na Ancar Veículos, onde prestou serviços até a data de seu falecimento. Pautou sua vida no trabalho, na honestidade, na dedicação para com os seus colegas de profissão e amigos. Deixou para sua família um exemplo de filho e amigo, não mediu esforços para honrar com seus compromissos aqui na terra. Jorge Barraca, por vários anos, vestia-se de Zorro no Desfile da Cavalgada, trazendo alegria para todos os paranaibenses. Sempre afirmava "que sua cidade era a sua paixão." Sr. Jorge nos deixou e partiu para uma dimensão superior, porém sua luta continua, e jamais cairá no esquecimento, pois, as sementes que plantou, germinaram, cresceram, frutificaram e estão a espalhar novas sementes, que certamente serão fundamentais para construção da verdadeira cidadania. Neste momento de dor este Poder Legislativo, deixa externado sua imensa gratidão, desejando que descanse em paz, ao lado do nosso bom Deus. Assim, é imprescindível que estendamos nossas condolências a sua mãe Dona Goti, sua irmã Joana, sua sobrinha Monica e amigos do Sr. Jorge Sales Gomes, o qual já não está entre nós em carne, mas em espírito, memória e saudade.

Moção Nº 0011-2018


Data Inicial:

07/05/2018

Situação

APROVADO

Autor:

Adriano Aparecido Alves Caçula, Ailson Antonio de Freitas Silva, Andrew Robalinho da Silva Filho, Carlos Alberto Sarita dos Santos, Carlos Renato Garcia Rios, César Moreth da Silva Queiroz, Edmar Pires da Silva Júnior, Jalmir Batista Modesto, MARCOS ANTONIO PEREIRA MAGALHÃES, Nelo José da Silva, Paulo Borges Beviláqua da Silva, Paulo Henrique Cançado Soares, Pedro Correia Rodrigues

Arquivo:


Ementa:

Os Vereadores que a presente subscrevem requerem a Mesa, depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja enviado expediente, ao Presidente do SINDISPAR, Senhor ANTONIO MARCOS FERREIRA DA SILVA, e toda a Diretoria, dando-lhe conhecimento da presente MOÇÃO DE APLAUSO pela inauguração da sede própria do Sindicato. O Sindicato começou suas atividades em junho de 2009, para atender os profissionais da área de educação, tendo como nome SINPEMP. Esse Sindicato iniciou suas atividades com 44 profissionais filiados. Ressalta-se que já existia outro Sindicato chamado SISSEP (Sindicato dos Servidores Públicos de Paranaíba). No ano de 2014, já eram 415 filiados, só da área de educação. Nesse mesmo ano, os profissionais do setor de obras e do setor da saúde procuraram o SINPEMP para verem a possibilidade de se filiarem ao Sindicato. Nesse Interim, surgiu a ideia de unir o SISSEP (Sindicato dos Servidores Públicos de Paranaíba) ao SINPEMP (Sindicato dos Profissionais de Educação Municipal de Paranaíba), formando junto, o SINDISPAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranaíba-MS), contando hoje, com 703 filiados. Desde sua fundação, o sonho dos sindicalizados era de construir sua sede própria. Durante esse período o Sindicato teve várias sedes, sendo o primeiro local, o piso superior do Prédio da Rodoviária. Após, o Clube dos Faustinos e na Avenida Cel. Gustavo Rodrigues, onde permaneceram até a inauguração da sede, em 23 de abril. Construída com recursos próprios, teve seu terreno doado em 2014, pela Prefeitura Municipal. Contando com uma excelente administração, sua atual Diretoria conseguiu concluir a obra em apenas 7 meses, um prédio que atenderá as necessidades de todos os associados. O Sindicato oferecerá em sala de cursos para aperfeiçoamento profissional, assessoria jurídica, aulas de hidroginástica, além de um salão social que atenderá cerca de 100 pessoas. Assim, congratulamos o responsável, Sr. ANTONIO MARCOS FERREIRA DA SILVA, bem como toda a Diretoria do SINDISPAR, pela inauguração de sua Sede própria.

Moção Nº 67-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Ailson Antonio de Freitas Silva, Carlos Renato Garcia Rios

Arquivo:

-

Ementa:

Os Vereadores que a presente subscreve requerem à Mesa, depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja enviado expediente ao excelentíssimo senhor Deputado Federal LUIZ HENRIQUE MANDETTA, dando-lhe conhecimento da presente MOÇÃO DE APLAUSO, pelo seu apoio na aprovação da PL 6.437/2016.Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde. Ambos trabalham com a comunidade para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças.Os agentes são os verdadeiros "olhos" do SUS, fornecendo os diagnósticos precisos da saúde pública.Sabendo da importância dos ACS e ACE, o Excelentíssimo Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos, do Ceará, propôs a PL 6.437/16, no sentido de reformular as atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.Porém, não fosse o apoio que Vossa Excelência dignou à aprovação desse Projeto,o mesmo não despenderia da força e da relevância que teve. Dessa forma, as classes dos ACS e ACE serão devidamente reconhecidas com a importância que ambas merecem!Assim, sabendo da luta que todos tiveram para a aprovação dessa Projeto de Lei, essa é uma vitória que merece ser comemorada e congratulada. Parabéns!!!!

Moção Nº 66-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Ailson Antonio de Freitas Silva, Carlos Renato Garcia Rios

Arquivo:

-

Ementa:

Os Vereadores que a presente subscreve requerem à Mesa, depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja enviado expediente a todos os AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE e aos AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS, nas pessoas de seus representantes de equipes , dando-lhes conhecimento da presente MOÇÃO DE APLAUSO, pela aprovação da PL 6.437/2016.Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde. Ambos trabalham com a comunidade para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças.Os agentes são os verdadeiros "olhos" do SUS, fornecendo os diagnósticos precisos da saúde pública.Sabendo da importância dos ACS e ACE, o excelentíssimo Deputado Federal Raimundo Gomes de Matos, do Ceará, propôs a PL 6.437/16, no sentido de reformular as atribuições, a jornada e as condições de trabalho, o grau de formação profissional, os cursos de formação técnica e continuada e a indenização de transporte dos profissionais Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Dessa forma, as classes dos ACS e ACE serão devidamente reconhecidas com a importância que ambas merecem! Assim, sabendo da luta que todos tiveram para a aprovação desse Projeto de Lei, essa é uma vitória que merece ser comemorada e congratulada. Parabéns a todos!!!!

Moção Nº 64-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Ailson Antonio de Freitas Silva, Carlos Renato Garcia Rios

Arquivo:

-

Ementa:

Os Vereadores que a presente subscreve requerem à Mesa, depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja enviado expediente aos Policiais Militares de Paranaíba, na pessoa do Comandante Geral do 13ºBPM TC QOPM GILBERTO GILMAR DE SANTANA, dando-lhes conhecimento da presente MOÇÃO DE APLAUSO, pela ótima festa de confraternização, realizada no dia 15 de dezembro de 2017.Na última sexta-feira foi realizada a festa de confraternização da Polícia Militar de Paranaíba. A qual foi excelente, tanto pela boa organização, quanto pela alegria e sentimento fraterno dos participantes.Na oportunidade, foi possível rever os antigos amigos e comungar com todos, motivo pelo qual fez do evento um momento ímpar.Assim, não há nada mais gratificante, que parabenizar a corporação não só pelo bom desempenho de suas funções, mas também por fazer reviver todo o sentimento de carinho e união.

Moção Nº 60-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Adriano Aparecido Alves Caçula, Ailson Antonio de Freitas Silva, Andrew Robalinho da Silva Filho, Carlos Alberto Sarita dos Santos, Carlos Renato Garcia Rios, César Moreth da Silva Queiroz, Edmar Pires da Silva Júnior, Jalmir Batista Modesto, MARCOS ANTONIO PEREIRA MAGALHÃES, Nelo José da Silva, Paulo Borges Beviláqua da Silva, Paulo Henrique Cançado Soares, Pedro Correia Rodrigues

Arquivo:

-

Ementa:

Os Vereadores que a presente subscreve requerem a Mesa, depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja enviado expediente ao ilustre Sr. Deputado Estadual PEDRO KEMP, dando-lhe conhecimento da presente MOÇÃO DE APLAUSO pela Emenda Modificativa que acresce a dotação orçamentária para a Universidade Estadual de Mato Grosso do SUL - UEMS. Essa é uma importante Emenda haj vista a impoadortância da UEMS, seja no fomento à pesquisa, seja pela inserção anual de novos profissionais no mercado de trabalho. A UEMS tem papel histórico, tendo já há duas décadas formando professores para atuar na educação básica de nosso Estado e também, nos Estados vizinhos. O papel da UEMS, como instituição de ensino superior, é decisivo na construção de ambientes de negócio favoráveis. Muitos investidores e empresas levam em consideração a disponibilidade de mão-de-obra com formação de nível superior. Portanto, a UEMS como um importante alicerce para o desenvolvimento humano e econômico em nosso município. Assim, é com orgulho, que nós vereadores, propomos essa comenda ao Deputado mais dedicados à causas educacionais que nosso Estado já teve. Temos o dever de trabalhar para mudar nosso município e Estado. E, agora, com essa moção de aplausos, manifestamos apoio ao Nobre Deputado pelo compromisso com a Educação, não medindo esforços para melhorar o futuro de nossa população.

Moção Nº 49-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Ailson Antonio de Freitas Silva

Arquivo:

-

Ementa:

O Vereador que a presente subscreve requer a Mesa depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja enviado expediente aos Agentes Comunitários de Saúde do município de Paranaíba, dando-lhes conhecimento da presente MOÇÃO DE APLAUSO em alusão ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde, comemorado no dia 4 de outubro. Entre as principais funções do Agente Comunitário de Saúde está a identificação dos fatores socioeconômicos, culturais e ambientais que interferem na saúde. "Ao identificar ou tomar conhecimento da situação-problema, ele entra em contato com a pessoa e/ou familiares e depois o encaminha à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada. Os diferentes aspectos de um problema são examinados cuidadosamente com as pessoas, para que sejam encontradas as melhores soluções", diz o Blog da Saúde. Seu trabalho passa por todos os aspectos da família, um exemplo é a orientação e cuidados com os portadores de necessidades especiais que, na maioria dos casos, tem dificuldade no convívio familiar, na participação no convívio social, na inclusão escolar, no mercado de trabalho, no acesso a serviços de saúde, sejam estes voltados à reabilitação ou consultas gerais. Nesses casos, a participação efetiva do Agente Comunitário de Saúde é essencial para o desenvolvimento do portador de necessidades especiais, tanto no âmbito familiar quento social. Conhecer a realidade, envolver a equipe de saúde e a comunidade na busca de recursos e estratégias que possibilitem superar essas situações são atitudes muito importantes que podem ser desencadeadas pelo agente, repercutindo na mudança da qualidade de vida e no aumento de oportunidades das pessoas por eles atendidas, construindo uma comunidade mais solidária e cidadã. Enfim, o Agente Comunitário de Saúde auxilia na promoção do cuidado à saúde da população, alertando, prevenindo e identificando os problemas de cada região do município. Comprovadamente, o atendimento realizado de maneira mais humanizada traz melhores resultados para a saúde da população, pois favorece o estabelecimento de uma relação de confiança entre o profissional e o paciente, aumentando vínculo e a adesão ao tratamento. Como personagem fundamental da cadeia de Atenção Primária, é o Agente Comunitário de Saúde quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade, e é por esse motivo que os parabenizamos pelo excelente serviço prestado em prol da saúde das pessoas, sobretudo com o carinho à sociedade paranaibense, oferecendo um serviço de qualidade, pautado no fortalecimento da humanização das ações públicas em benefício da saúde sa coletividade. Estes Vereadores, em reconhecimento ao belo trabalho realizado por esses profissionais, vem neste ao parabenizá-los.

Moção Nº 40-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Adriano Aparecido Alves Caçula, Ailson Antonio de Freitas Silva, Andrew Robalinho da Silva Filho, Carlos Alberto Sarita dos Santos, Carlos Renato Garcia Rios, César Moreth da Silva Queiroz, Edmar Pires da Silva Júnior, Jalmir Batista Modesto, MARCOS ANTONIO PEREIRA MAGALHÃES, Nelo José da Silva, Paulo Borges Beviláqua da Silva, Paulo Henrique Cançado Soares, Pedro Correia Rodrigues

Arquivo:

-

Ementa:

Os Vereadores que a presente subscrevem, em nome da Câmara Municipal de Paranaíba, requerem à Mesa depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja encaminhada MOÇÃO DE PESAR em razão do falecimento do Sr. IZAÍAS MARQUES DE QUEIROZ, a todos seus familiares - em nome de sua esposa Sra. MARIA JOSÉ MARQUES.O Sr. Izaías Marques faleceu no último dia 13 na cidade de Paranaíba - MS, aos 82 anos de idade. Era paranaibense de nascimento e coração, sendo nascido aos 14 dias do mês de junho de 1935. O falecido é de uma família tradicional local e deixou a viúva: Sra. Maria Maria José Marques; Três filhos: Maria Eudóxia Marques de Assis Rozal, Izaias Aparecido Filho e Milton Marques de Queiroz; Cinco netos: Ludmila, Tainara, Bruno, Ricardo e Fernanda; E cinco bisnetos: Pedro Artur, Maria Eduarda, Ana Lara, Eliza e Ana.O Sr. Izaías foi um homem público, o qual prestou relevantes serviços a toda população paranaibense, tendo sido Vereador em dois mandatos: no período de 07/12/1974 a 31/01/1977 e posteriormente de 1997 a 2000. Quando Vereador, o Sr. Izaias sempre pautou em exercer sua função com muita primazia, atendendo as pessoas com eficiência, principalmente no que se referia à "saúde". Todos que compareciam em sua residência eram bem atendidos e ali encontravam uma mão disposta a oferecer ajuda.Paranaíba perdeu diversos Vereadores icônicos, que viverão para sempre na mente dos paranaibenses, e com certeza o Sr. Izaías é um deles, afinal era um homem humilde, honesto e que nunca mediu esforços em ajudar o próximo. Pouco pode ser dito ou feito perante o único adeus que é definitivo, e nestas horas sobram as palavras, assim como se multiplica a dor e a saudade.Os nossos pêsames a toda a família. Muita força, muita coragem, e perante a ineficácia de qualquer consolo na perda, relembrem quem foi a pessoa que partiu e na saudade, memória e amor dos que ficaram, ela viverá para sempre.Desejamos muita força e luz para vocês neste momento doloroso. Contem conosco no que precisarem. Um abraço sentido.Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. (João 11:25-26)

Moção Nº 28-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Ailson Antonio de Freitas Silva

Arquivo:

-

Ementa:

O Vereador que o presente subscreve, requer à Mesa, depois de ouvido em Plenário na forma regimental, seja enviado expediente ao Ilustre Senhor ROGER FELIX, dando-lhe conhecimento da presente MOCÃO DE APLAUSOS, pela realização do projeto"IACAL esta Praça é Nossa", ideação de revitalização da Praça da IACAL, que ocorreuno último domingo, dia 18 de junho de 2017. O Senhor ROGER FELIX, é um prestigiado artista em Paranaíba, reconhecido por seus trabalhos sociais através do PROJETO INTEGRARTE, projeto este, que tem feitos diversos trabalhos significativos para o bem da populaçãodentre elas, a saber: PROJETO INTEGRARTE- que visa a inclusão dos alunos da APAE, onde tem como parceiros a FIAT SELENA, UFMS, UEMS, FIPAR, IGREJA SARA NOSSA TERRA E IGREJA BATÍSTA ÁGAPE; IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS, IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS MADUREIRA E COMERCIANTES LOCAIS. NATAL SOLIDÁRIO - Que visa a entrega de presentes no Natal e que no ano de 2016 distribuiu mais de 500 brinquedos em parceria com o Advogado Marcos Antônio Moreira Ferraz e com a Psicóloga Andréia O. Santos; NATAL NO ASÍLO- trabalho voluntário onde são entregues presentes aos Idosos em uma tarde de lazer; " Recuperação de fotografias de patronos de escolas; Curso de Fotografia em escolas; Exposição de Fotografias nas escolas; Revitalização da Escola Gustavo Rodrigues da Silva. É motivo de contentamento desse Vereador e dessa Casa de Legislativa em poder constatar que existem pessoas tão interessadas pela arte e pelo social como o homenageado em nosso município. Não há duvidas, que atualmente, poucas pessoas dediquem o tempo vagopara lembrar-se do semelhante. É necessárioque prestemos esta homenagem ao artista ROGER FELIX que, com tanta virtude e nobreza, presta atenção às pessoas de nossa cidade. Assim, congratulamos o Ilustre Senhor ROGER FELIX,esperando que ele continue seus trabalhos com êxito, sempre com a dedicação para fazer da vida dos paranaibenses uma vida mais melhor.