Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • Nelo José da Silva - PSDB
  • Vereadores
    LEGISLATURA 2017 A 2020
    Presidente Atual
    Nelo José da Silva

Vereador

Andrew Robalinho da Silva Filho - MDB
Dados do Vereador(a)
Nome Andrew Robalinho da Silva Filho
Partido MDB
Votos Não disponível
Aniversário 31-07
Cargos
  • COMISSÃO PERMANENTE DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO FINAL
    • PRESIDENTE
Contato:
Email:
Telefone do Gabinete:
Clique aqui para entrar em contato.

Proposições

Imprimir relatório

Moções

Moção Nº 0011-2018


Data Inicial:

07/05/2018

Situação

APROVADO

Autor:

Andrew Robalinho da Silva Filho

Arquivo:


Ementa:

Os Vereadores que a presente subscrevem requerem a Mesa, depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja enviado expediente, ao Presidente do SINDISPAR, Senhor ANTONIO MARCOS FERREIRA DA SILVA, e toda a Diretoria, dando-lhe conhecimento da presente MOÇÃO DE APLAUSO pela inauguração da sede própria do Sindicato. O Sindicato começou suas atividades em junho de 2009, para atender os profissionais da área de educação, tendo como nome SINPEMP. Esse Sindicato iniciou suas atividades com 44 profissionais filiados. Ressalta-se que já existia outro Sindicato chamado SISSEP (Sindicato dos Servidores Públicos de Paranaíba). No ano de 2014, já eram 415 filiados, só da área de educação. Nesse mesmo ano, os profissionais do setor de obras e do setor da saúde procuraram o SINPEMP para verem a possibilidade de se filiarem ao Sindicato. Nesse Interim, surgiu a ideia de unir o SISSEP (Sindicato dos Servidores Públicos de Paranaíba) ao SINPEMP (Sindicato dos Profissionais de Educação Municipal de Paranaíba), formando junto, o SINDISPAR (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paranaíba-MS), contando hoje, com 703 filiados. Desde sua fundação, o sonho dos sindicalizados era de construir sua sede própria. Durante esse período o Sindicato teve várias sedes, sendo o primeiro local, o piso superior do Prédio da Rodoviária. Após, o Clube dos Faustinos e na Avenida Cel. Gustavo Rodrigues, onde permaneceram até a inauguração da sede, em 23 de abril. Construída com recursos próprios, teve seu terreno doado em 2014, pela Prefeitura Municipal. Contando com uma excelente administração, sua atual Diretoria conseguiu concluir a obra em apenas 7 meses, um prédio que atenderá as necessidades de todos os associados. O Sindicato oferecerá em sala de cursos para aperfeiçoamento profissional, assessoria jurídica, aulas de hidroginástica, além de um salão social que atenderá cerca de 100 pessoas. Assim, congratulamos o responsável, Sr. ANTONIO MARCOS FERREIRA DA SILVA, bem como toda a Diretoria do SINDISPAR, pela inauguração de sua Sede própria.

Moção Nº 60-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Andrew Robalinho da Silva Filho

Arquivo:

-

Ementa:

Os Vereadores que a presente subscreve requerem a Mesa, depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja enviado expediente ao ilustre Sr. Deputado Estadual PEDRO KEMP, dando-lhe conhecimento da presente MOÇÃO DE APLAUSO pela Emenda Modificativa que acresce a dotação orçamentária para a Universidade Estadual de Mato Grosso do SUL - UEMS. Essa é uma importante Emenda haj vista a impoadortância da UEMS, seja no fomento à pesquisa, seja pela inserção anual de novos profissionais no mercado de trabalho. A UEMS tem papel histórico, tendo já há duas décadas formando professores para atuar na educação básica de nosso Estado e também, nos Estados vizinhos. O papel da UEMS, como instituição de ensino superior, é decisivo na construção de ambientes de negócio favoráveis. Muitos investidores e empresas levam em consideração a disponibilidade de mão-de-obra com formação de nível superior. Portanto, a UEMS como um importante alicerce para o desenvolvimento humano e econômico em nosso município. Assim, é com orgulho, que nós vereadores, propomos essa comenda ao Deputado mais dedicados à causas educacionais que nosso Estado já teve. Temos o dever de trabalhar para mudar nosso município e Estado. E, agora, com essa moção de aplausos, manifestamos apoio ao Nobre Deputado pelo compromisso com a Educação, não medindo esforços para melhorar o futuro de nossa população.

Moção Nº 55-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Andrew Robalinho da Silva Filho

Arquivo:

-

Ementa:

O vereador que a presente subscreve requer a mesa depois de ouvido o plenário na forma regimental seja enviado expediente aos familiares do Sr. DIORANDE PAVARINA, em nome de sua esposa Armênia Alves de Freitas Pavarina e seus filhos Paulo Henrique de Freitas Pavarina, Marco Aurélio de Freitas Pavarina e Jorge Augusto de Freitas Pavarina dando-lhes conhecimento da presente MOÇÃO DE PESAR, em razão de seu falecimento, ocorrido no dia 03 de novembro de 2017, aqui no município de Paranaíba-MS.Esse vereador, bem como os demais vereadores desta Casa de Leis, têm o grande pesar de vivenciar a perda de uma pessoa que fora exemplo de pai de família, esposo, profissional exemplar e homem diferenciado em nossa cidade, o qual deixou boas recordações a todos os que o conheceram.A Câmara Municipal de Paranaíba, legítima representante do povo paranaibense, vem a público externar essa moção de pesar aos familiares de Diorande Pavarina.Diorande Pavarina, nasceu no dia 02 de março de 1951, em José Bonifácio-SP, porém, ainda jovem, migrou com seus pais para Paranaíba, onde viveu seus últimos 48 anos de vida.Esteve casado com a Srª Armênia Alves de Freitas Pavarina por 37 (trinta e sete) anos, sendo que dessa dessa união, advieram 03 (três) filhos: Paulo Henrique de Freitas Pavarina, Marco Aurélio de Freitas Pavarina e Jorge Augusto de Freitas Pavarina, e também 02 (dois) netos: Maria Clara Mariano Pavarina e Pedro Henrique Mariano Pavarina, todos muito bem criados e educados, tendo em vista que fora o Sr. Diorande um exemplo de pai e avô, respeitado e admirado por todos os que o conheceram.Diorande Pavarina era pecuarista e empresário, desse modo, como profissional, ficou muito conhecido aqui no Município de Paranaíba, pois sempre ocupou um lugar de destaque no ramo do auto acessório, por exercer esse trabalho durante 48 (quarenta e oito) anos.Como pessoa, ele era uma homem simples, bondoso, temente a Deus e exalava alegria por onde passava. Todos tinham um adjetivo amável para caracterizá-lo. Nos últimos anos de sua vida se dedicou a cuidar da fazenda e a pescar, coisas, que aliás, mais gostava de fazer.Sua extensa lista de admiradores não se limitava somente aos seus descendentes, e é por isso que esse Vereador vem solicitar aos seus pares o apoio para que externe essa singela homenagem a tão respeitado homem. Assim, é imprescindível que se estenda as minhas condolências à família do estimado Diorande Pavarina, o qual já não está entre nós em carne, mas em espírito. E, sobretudo, acredito que ele se encontra num lugar maravilhoso, digno de sua vida pautada na honestidade, sinceridade, amor e respeito ao próximo.

Moção Nº 51-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Andrew Robalinho da Silva Filho

Arquivo:

-

Ementa:

O vereador que a presente subscreve requer a mesa depois de ouvido o plenário na forma regimental seja enviado expediente à Defensoria Pública de Paranaíba, com cópias aos Defensores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul Danilo Augusto Formágio, Gustavo de Oliveira Terra e Fábio Luiz Santana de Oliveira dando-lhes conhecimento da presente MOÇÃO DE APLAUSO, pelo respeitável e importante trabalho que desempenham em Paranaíba-MS. De acordo com os dados da Pesquisa de Satisfação e Imagem do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizada pela empresa GMR Inteligente e Pesquisa, assessorada pela Assessoria de Comunicação Social e da Secretaria de Gestão Estratégica do CNMP, onde foram ouvidos mais de 5.035 brasileiros, com mais de dezesseis anos, em 170 municípios, incluindo todas as capitais do país, no período entre os dias 09 de março de 2017 e 29 der maio de 2017, a Defensoria Pública foi apontada como a instituição mais importante para sociedade brasileira. O estudo revelou que 92,4% os entrevistados avaliam a Defensoria Pública como "muito importante" ou "importante", o que a coloca na primeira colocação, acima do Ministério Público, da Polícia, das Forças Armadas, do Poder Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Nacional de Justiça, da Prefeitura, do Conselho Nacional do Ministério Público, da Assembleia Legislativa, do Congresso Nacional e dos Partidos Políticos. Nessa pesquisa também ficou demonstrado que a confiança na Defensoria Pública cresceu de 2014 para cá, passando de 54,7% para 74,1%. Outro destaque do relatório é em relação à relevância das instituições na solução de problemas. A atuação da Defensoria Pública na área da proteção de crianças e jovens ficou em primeiro lugar no estudo, com 38,2%. Os entrevistados pela mesma pesquisa quando questionados sobre a avaliação do trabalho das instituições, responderam "ótimo" e "bom" para a Defensoria Pública, que teve aumento de 15,4%, totalizando nestes anos 55,4%. Em relação a conhecimento, todas as demais instituições sofreram quedas na percepção da população, com exceção das Forças Armadas e da Defensoria Pública, que se tornaram mais conhecidas. Em 2017, o numero da Defensoria Pública Estadual chega a 68,3%. Esses dados confirmam a importância da Defensoria Pública, um órgão estatal que cumpre o DEVER CONSTITUCIONAL DO ESTADO de prestar assistência jurídica integral e gratuita à população que não tenha condições financeiras de pagar as despesas destes serviços. Isto porque a assistência jurídica integral e gratuita aos hipossuficientes é direito e garantia fundamental de cidadania, inserido no art. 5° da Constituição Federal da República, inciso LXXIV. Em consequência, a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, vale dizer, essencial à própria Justiça (art. 134 da Constituição da República). Com tais parâmetros institucionais a Defensoria Pública está tratada constitucionalmente no mesmo plano de importância que a Magistratura e o Ministério Público. Sem a Defensoria Pública jamais se concretizaria minimamente o dever estatal de propiciar, a todos, acesso à Justiça, como também se esvaziariam consideravelmente os direitos fundamentais previstos pela nossa Constituição, como a ampla defesa e o devido processo legal, pois não teriam como defender esses direitos e as pessoas que deles mais necessitam. Dessa forma, a essencialidade da instituição assume enorme transcendência, tornando a Defensoria Pública essencial à democratização da Justiça e à própria efetividade da Constituição Federal. Diante de todo o exposto, é certo que a Defensoria Pública de Paranaíba, por seus Defensores Públicos Danilo Augusto Formágio, Gustavo de Oliveira Terra e Fábio Luiz Santana de Oliveira, muito contribuíram para esse resultado positivo da pesquisa envolvendo a instituição. Essa Moção de Aplauso é uma simples maneira de prestar os singelos gestos de honra e satisfação dessa Casa Legislativa por ter em nosso município um

Moção Nº 46-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Andrew Robalinho da Silva Filho

Arquivo:

-

Ementa:

O vereador que a presente subscreve requer a mesa depois de ouvido o plenário na forma regimental seja enviado expediente aos familiares do Sr. DIORANDES DE FREITAS ALMEIDA, em nome de seus filhos Ulisses Teixeira de Freitas e Hugo Teixeira de Freitas dando-lhes conhecimento da presente MOÇÃO DE PESAR, em razão de seu falecimento, ocorrido no dia 26 de agosto de 2017, no município de Inocência-MS. Esse vereador, bem como os demais vereadores desta Casa de Leis, têm o grande pesar de presenciar a perda de uma pessoa que fora exemplo de pai de família, esposo, profissional exemplar e homem diferenciado em nossa cidade, o qual deixou boas recordações a todos os que o conheceram. A Câmara Municipal de Paranaíba, legítima representante do povo paranaibense, vem a público externar essa moção de pesar aos familiares de Diorandes de Freitas Almeida. Diorandes de Freitas Almeida, nasceu no dia 23 de fevereiro de 1949, em Paranaíba-MS, onde viveu por toda vida. Casou-se com a Srª Marli Custódio Teixeira, com quem conviveu por 18 (dezoito) anos, sendo que, dessa união, advieram 02 (dois) filhos: Ulisses Teixeira de Freitas e Hugo Teixeira de Freitas, e 03 (três) netos: Maria Julia Costa Freitas, Tiago Costa Freitas e Rafael Silva Freitas, todos muito bem criados e educados, tendo em vista que fora o Sr. Diorandes um exemplo de pai e avô, respeitado e admirado por todos os que o conheciam. Diorandes de Freitas Almeida, era graduado em Economia pelas Falcudades de Andradina, e também possuía Curso Técnico em Contabilidade pelo Colégio Batista. Como profissional, era muito conhecido aqui no Município de Paranaíba, pois ocupava um lugar de destaque no ramo da contabilidade, por exercer durante 40 (quarenta) anos esse trabalho, sendo 02 (dois) como funcionário e 38 (trinta e oito) como proprietário do Escritório Contalex. Além de Contador atuante, exercia também a função de Delegado Regional do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Mato Grosso do sul, desde o ano de 1991. Como pessoa, ele era uma homem simples, bondoso, temente a Deus e exalava alegria por onde passava. Todos tinham um adjetivo amável para caracterizá-lo. Nos últimos anos de sua vida se dedicou a cuidar dos netos e a pecar, coisas, que aliás, mais gostava de fazer. Sua extensa lista de admiradores não se limitava somente aos seus descendentes, e é por isso que esse Vereador vem solicitar aos seus pares o apoio para que externe essa singela homenagem a tão respeitado homem. Assim, é imprescindível que se estenda as minhas condolências à família do estimado Diorandes de Freitas Almeida, o qual já não está entre nós em carne, mas em espírito. E, sobretudo, acredito que ele se encontra num lugar maravilhoso, digno de sua vida pautada na honestidade, sinceridade, amor e respeito ao próximo.

Moção Nº 45-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Andrew Robalinho da Silva Filho

Arquivo:

-

Ementa:

O vereador que a presente subscreve requer a mesa depois de ouvido o plenário na forma regimental seja enviado expediente aos familiares do Sr. CEZAR JOAQUIM CHAVES DOS SANTOS, em nome de sua esposa Silvana Maria da Silva Santos e de seus filhos Leonardo Cezar da Silva Chaves e Uliana da Silva Chaves dando-lhes conhecimento da presente MOÇÃO DE PESAR, em razão de seu falecimento, ocorrido no dia 23 de agosto de 2017, na cidade de Paranaíba-MS. Esse vereador, bem como os demais vereadores desta Casa de Leis, têm o grande pesar de presenciar a perda de uma pessoa que fora exemplo de pai de família, esposo e profissional exemplar, o qual deixou boas recordações a todos os que o conheceram. A Câmara Municipal de Paranaíba, legítima representante do povo paranaibense, vem a público externar essa moção de pesar aos familiares do saudoso Cezar Joaquim Chaves dos Santos, também conhecido como "Cabeção". Cezar Joaquim Chaves dos Santos, nasceu no dia 16 de agosto de 1968, em Paranaíba-MS, onde viveu por toda vida. Casou-se aos 23 anos de idade com o Srª. Silvana Maria da Silva Santos, sendo que dessa união, advieram 02 filhos: Leonardo Cezar da Silva Chaves e Uliana da Silva Chaves, todos muito bem criados e educados, uma vez que sempre fora um exemplo de pai, respeitado e admirado por todos. Foi servidor público municipal por 28 anos. Ele era uma homem simples, bondoso, temente a Deus e exalava alegria por onde passava. Todos tinham um adjetivo amável para caracterizá-lo. Sua extensa lista de admiradores não se limita somente aos seus descendentes, o que faz com esse Vereador venha solicitar aos seus pares o apoio para externar essa singela homenagem. Assim, é imprescindível que estenda as minha condolências à família do estimado CEZAR JOAQUIM CHAVES DOS SANTOS, o qual já não está entre nós em carne, mas em espírito. E, sobretudo, acredito que ele encontra-se num lugar maravilhoso, digno de sua vida pautada na honestidade, sinceridade, no amor e respeito ao próximo.

Moção Nº 40-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Andrew Robalinho da Silva Filho

Arquivo:

-

Ementa:

Os Vereadores que a presente subscrevem, em nome da Câmara Municipal de Paranaíba, requerem à Mesa depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja encaminhada MOÇÃO DE PESAR em razão do falecimento do Sr. IZAÍAS MARQUES DE QUEIROZ, a todos seus familiares - em nome de sua esposa Sra. MARIA JOSÉ MARQUES.O Sr. Izaías Marques faleceu no último dia 13 na cidade de Paranaíba - MS, aos 82 anos de idade. Era paranaibense de nascimento e coração, sendo nascido aos 14 dias do mês de junho de 1935. O falecido é de uma família tradicional local e deixou a viúva: Sra. Maria Maria José Marques; Três filhos: Maria Eudóxia Marques de Assis Rozal, Izaias Aparecido Filho e Milton Marques de Queiroz; Cinco netos: Ludmila, Tainara, Bruno, Ricardo e Fernanda; E cinco bisnetos: Pedro Artur, Maria Eduarda, Ana Lara, Eliza e Ana.O Sr. Izaías foi um homem público, o qual prestou relevantes serviços a toda população paranaibense, tendo sido Vereador em dois mandatos: no período de 07/12/1974 a 31/01/1977 e posteriormente de 1997 a 2000. Quando Vereador, o Sr. Izaias sempre pautou em exercer sua função com muita primazia, atendendo as pessoas com eficiência, principalmente no que se referia à "saúde". Todos que compareciam em sua residência eram bem atendidos e ali encontravam uma mão disposta a oferecer ajuda.Paranaíba perdeu diversos Vereadores icônicos, que viverão para sempre na mente dos paranaibenses, e com certeza o Sr. Izaías é um deles, afinal era um homem humilde, honesto e que nunca mediu esforços em ajudar o próximo. Pouco pode ser dito ou feito perante o único adeus que é definitivo, e nestas horas sobram as palavras, assim como se multiplica a dor e a saudade.Os nossos pêsames a toda a família. Muita força, muita coragem, e perante a ineficácia de qualquer consolo na perda, relembrem quem foi a pessoa que partiu e na saudade, memória e amor dos que ficaram, ela viverá para sempre.Desejamos muita força e luz para vocês neste momento doloroso. Contem conosco no que precisarem. Um abraço sentido.Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim ainda que morto viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. (João 11:25-26)

Moção Nº 38-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Andrew Robalinho da Silva Filho

Arquivo:

-

Ementa:

O vereador que esta subscreve, requer à Mesa, depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja enviado expediente ao Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) JAIME ELIAS VERRUCK, bem como, ao Excelentíssimo Senhor Diretor Presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) LUCIANO CHIOCHETTA, dando-lhes conhecimento da presente MOÇÃO de REPÚDIO, pela forma soberba e arrogante que a servidora Fernanda de Castro Rodrigues atendeu o Secretário de Administração Fredson Freitas da Costa e seu assessor na Agência do IAGRO de Paranaíba-MS. O Vereador e Defensor Público Licenciado Andrew Robalinho da Silva Filho - vem a público - manifestar contrariedade a respeito de como a servidora Fernanda de Castro Rodrigues atendeu o Secretário de Administração Fredson Freitas da Costa e seu assessor, nos seguintes termos: O representante legal da Secretaria de Administração do Município de Paranaíba Fredson Freitas da Costa seu assessor, na data de 30 de junho do corrente ano, deslocou-se até a Agência Local do IAGRO para obter esclarecimentos acerca da negativa de um animal que não poderia participar da tradicional cavalgada municipal. Ao chegar ao local, após alguns minutos de aguardo, o atendimento foi iniciado por um servidor, o qual lhe prestava informações, momento este quando foi interrompido abruptamente pela servidora FERNANDA DE CASTRO RODRIGUES. A mesma dirigiu-se ao balcão e proferiu de forma ríspida que o caso não daria certo, havia acabado o expediente de trabalho e que era para o secretário da administração e seu assessor "saírem do local". Diante da conduta exacerbada da funcionária, o secretário de administração disse que não sairia do local, oportunidade esta em que a servidora falou que se tratava de um desacato à autoridade e que ela procuraria a justiça no dia seguinte. A tensão só foi amenizada quando a funcionária se retirou do local ao tomar conhecimento de que se tratava do Secretário de Administração do Município. Ressalte-se que, o secretário de administração, no uso de suas atribuições, só foi ao local pedir informações, tendo em vista que a servidora Fernanda já havia tratado com pouca diligência o proprietário do animal que desfilaria no evento promovido pela Prefeitura Municipal. No mais, é sabido de que há várias reclamações acerca do serviço prestado pela referida servidora. Desse modo, sabendo que, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) é uma instituição essencial à defesa agropecuária do Estado de Mato Grosso do Sul, e que é atribuição dos órgãos públicos, inclusive, velar pela melhoria na prestação dos serviços, adotando providências para aperfeiçoamento do atendimento aos usuários.De igual forma, que as pessoas procuram os órgãos e instituições públicas como última esperança na solução de seus problemas e um atendimento descortês, sem a atenção devida ou mesmo escancaradamente grosseiro e incompatível com a dignidade que deve permear a atuação das repartições públicas, pode degenerar, sobretudo nos mais carentes, expectativa de frustração e impotência. Ciente ainda que esses tristes acontecimentos podem ter por causa, única ou concorrente, a ausência de adequado treinamento de pessoal encarregado de fazer o atendimento ao público. CONSIDERANDO por fim, que o Código de Ética reza, que: "a cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhes dano moral. Por esses e outros motivos é que o Vereador e Defensor Publico Licenciado Andrew Robalinho da Silva Filho, no exercício de suas funções e em favor dos direitos da população de Paranaíba-MS, resolve, por força destas e outras relevantes razões, REPUDIAR VEEMENTEMENTE razões, REPUDIAR VEEMENTEMENTE a forma descortês e desqualificada com que a servidora FERNANDA DE CASTRO RO

Moção Nº 36-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Andrew Robalinho da Silva Filho

Arquivo:

-

Ementa:

Os Vereadores que a presente subscrevem requerem a Mesa depois de ouvido o Plenário na forma regimental, seja enviado expediente aos familiares do Dr. WALTER FAUSTINO DIAS em nome de seu filho Marcos Francisco Faustino Dias, dando-lhes conhecimento da presente MOÇÃO DE PESAR, pelo seu passamento ocorrido no dia 17 de junho de 2017. Dr. WALTER FAUSTINO DIAS nasceu no dia catorze de dezembro de 1918, na Fazenda Bebedouro, Distrito do Alto Santana, cidade de Paranaíba, Estado de Mato Grosso do Sul, filho de FRANCISCO FAUSTINO DIAS e dona MARIA VITORIA DIAS. Dr. WALTER FAUSTINO DIAS exerceu a profissão de Advogado, inscrito na OAB nº 3.615/RJ e 139/MS, atualmente com a última inscrição, CPF (CIC) 008.806.471-91. Fazendeiro: agropecuarista - iniciador da criação de gado Nelore 3 Marias. Viúvo da saudosa dona Nancylta Salgueiro Dias (1922-1997), carioca, contadora, comerciante, cronista e pintora. Dessa união nasceram 3 filhos: Marcos Francisco Faustino Dias, Engenheiro Civil; Maria Eliane Salgueiro Dias Brandão, professora e Evandro Eurico Faustino Dias, Engenheiro Civil e 10 netos, sendo: 07 homens e 03 mulheres. Atualmente 1 Juiz de Direito, 4 Advogados, 1 Cirurgiã Dentista, 1 Agrônomo, 1 Veterinária, 1 Historiador e 1 futuro Médico. DR. WALTER FAUSTINO DIAS cursou o primário na Escola particular Fazenda Bebedouro (1929-1930), Escola pública - Paranaíba/MS (1931), Colégio Oswaldo Cruz (1932)-Campo Grande/MS. O Ginásio no Colégio Oswaldo Cruz (1933-1937) - Campo Grande/MS; serviu o exército na Companhia de Quadros, 18º Batalhão de Caçadores, 9ª Região Militar (1937), Campo Grande/MS, reservista de 1ª categoria; Professor, nível secundário (Cart. Prof. nº 11.035, série 68, MTIC, RJ/DF. Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), 1ª Região Militar, Rio de Janeiro/DF, Aspirante a Oficial de 2ª Classe de 1ª Linha (1941). 1º Regimento de Infantaria, Vila Militar, Rio de Janeiro/DF, promovido 2º Tenente da Reserva do Exército de 2ª Classe (R/2) da 1ª Linha; Patente assinada por Getúlio Vargas, Presidente da República e General Eurico Gaspar Dutra, Ministro da Guerra (1942), Identidade Carteira nº 42.657 e Registro nº 189.562. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, 05 anos (formatura em 1945). Rio de Janeiro/Distrito Federal na época. Dr. WALTER FAUSTINO DIAS desempenhou atividades culturais: 1 - Solicitador acadêmico, credenciado antecipadamente pelo Tribunal de Justiça para advogar - Rio de Janeiro /DF, 4º e 5º anos de Direito. 2 - Estagiário na Justiça Gratuita, 02 anos (1944-1945)-Rio de Janeiro/DF; 3 - Fundador (1951) e Diretor do Educandário Santa Clara por 16 anos trabalhando sem remuneração, pro labore - Rua Tiradentes, nº 1085 - Paranaíba/MS, hoje Colégio Objetivo. Desempenhou cargos de Vereador em Paranaíba/MT (1951); Juiz Substituto, com jurisdição plena na Comarca de Paranaíba/MT (1952); Deputado Estadual/MT (1954-1958); 1º Secretário da Assembléia Legislativa/MT (1955-1956); Procurador-Geral da Justiça/MT (1975-1978); Conselheiro Seccional OAB/MS (1981), por 02 mandatos. 4 - Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul . Foi homenageado através das comendas 1 - Medalha "Advogado Heitor de Medeiros", conferida pelo Conselho da Seccional da OAB/MS.2 - Placa Comemorativa de 11 de agosto de 2000 (Criação Cursos Jurídicos), concedida pela 6ª Subseção da OAB - Paranaíba/MS. Dr. WALTER FAUSTINO DIAS nos deixou, foi chamado para ficar ao lado do pai. Nesta hora de grande dor rogamos aos céus e ao Nosso Pai, que dê conforto a todos os familiares do Doutor Walter Faustino Dias, para que possam suportar a dor dessa irreparável perda. Que nosso Senhor receba nosso amigo e grande mestre Dr. Walter Faustino Dias, no reino do céu e ilumine sua alma e que DEUS olhe por todos os familiares desse grande homem que só fez o bem porquando de sua passagem aqui na terra

Moção Nº 35-2017


Data Inicial:

01/01/2017

Situação

-

Autor:

Andrew Robalinho da Silva Filho

Arquivo:

-

Ementa:

O vereador que a presente subscreve requer a mesa depois de ouvido o plenário na forma regimental seja enviado expediente aos familiares da Sr. BELARMINO GERSON DOS SANTOS, em nome de sua esposa Anair Mendes de Oliveira e de seu filho Rodolfo de Oliveira Santos dando-lhes conhecimento da presente MOÇÃO DE PESAR, em razão de seu falecimento, ocorrido no dia 15 de junho de 2017, na cidade de Três Lagoas-MS. Esse vereador, bem como os demais vereadores desta Casa de Leis, têm o grande pesar de presenciar a perda de uma pessoa que fora exemplo de pai de família, esposo, profissional exemplar e homem diferenciado em nossa cidade, o qual deixou boas recordações a todos os que o conheceram. A Câmara Municipal de Paranaíba, legítima representante do povo paranaibense, vem a público externar essa moção de pesar aos familiares da Sr. Belarmino Gerson dos Santos, também conhecido como o "pão de queijo". O Sr. BELARMINO GERSON DOS SANTOS nasceu no dia 18 de agosto de 1947, em Paranaíba-MS, onde viveu por toda vida. Casou-se aos 32 anos de idade com o Srª. Anair Mendes de Oliveira, dessa união, advieram 02 filhos: Nara de Oliveira Santos falecida em tenra idade e Rodolfo de Oliveira Santos, muito bem criado e educado, uma vez que sempre fora um exemplo de pai, respeitado e admirado por todos os que o conheciam. O Sr. BELARMINO GERSON DOS SANTOS era descendente de uma família humilde, e quando jovem, para ajudar nas despesas de casa, vendia "quitandas" nas ruas de Paranaíba-MS, o que lhe redeu o apelido de "pão de queijo". Era funcionário público municipal aposentado e formado em economia pelas Faculdades de Marília-SP. Ele era uma homem simples, bondoso, temente a Deus e exalava alegria por onde passava. Todos tinham um adjetivo afável para caracterizá-lo. A extensa lista de admiradores do Sr. Belarmino não se limita somente aos seus descendentes, o que faz com esse Vereador venha solicitar aos seus pares o apoio para que externemos essa singela homenagem a tão respeitado homem. Assim, é imprescindível que estendamos nossas condolências à família de nosso estimado BELARMINO GERSON DOS SANTOS, o qual já não está entre nós em carne, mas em espírito. E, sobretudo, acreditamos que ele se encontra num lugar maravilhoso, digno de sua vida pautada na honestidade, sinceridade e no amor e respeito ao próximo.